sábado, 1 de maio de 2010

Raul Seixas - Gita

Lançado em 1974, é o segundo álbum fruto da parceria de Raul Seixas com Paulo Coelho. Recheado de exoterismo, reflexões existencialistas e músicas que se tornaram verdadeiros hinos alternativos, a obra não marca só pelas ideias mas também pela musicalidade ampla de ritmos e estilos, característica importante do Raul. Acreditar ou não nas filosofias defendidas por ele é o menos importante, mas é de um enriquecimento cultural e pessoal incrível conhecer e compreender as músicas do Maluco Beleza. Segue a minha análise do, na minha opinião, melhor disco do Raul.






1 – Super-heróis – 3:28 – Raul Seixas, Paulo Coelho
Ironizando os “super-heróis” do povo brasileiro. Apesar da crítica ter sido feita nos anos de repressão ditatorial, ser mais atual é impossível.

2 – Medo da chuva – 3:00 – Raul Seixas, Paulo Coelho

Uma das mais belas canções do Raul. Refere-se a encarar a liberdade e mudanças de forma natural. A passagem “Hoje eu sei que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez” possui a ambiguidade perfeita para dar sentido completo à ideia de que cada um compreende e leva a vida da forma que pensa ser a melhor.

3 – As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor – 3:40 – Raul Seixas

Um rock-baião desabafando das fragilidades do mundo moderno, do “monstro SIST” e do julgamento precipitado das coisas que ele falava. Muito divertida e muito inteligente.

4 – Agua Viva – 2:02 – Raul Seixas, Paulo Coelho

Inspirada no poema Cantar de la alma que se huelga de conoscer a dios por fe, do poeta espanhol San Juan de la Cruz, é extremamente sutil na mensagem, que diverge da intenção do poema original. Belíssima homenagem à “fonte da vida”.

5 – Moleque maravilhoso – 2:16 – Raul Seixas, Paulo Coelho

Raul brinca de Frank Sinatra.

6 – Sessão das 10 – 2:14 – Raul Seixas

Um bolero bem humorado, gravado originalmente no disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10. Tirada de sarro com “os boêmios da velha guarda”.

7 – Sociedade Alternativa – 2:55 – Raul Seixas, Paulo Coelho

Uma das (talvez a) mais conhecidas canções do Raul, é o hino à Sociedade Alternativa por ele idealizada naquele tempo e brado retumbante de beberrões até os dias atuais! Carrega com muita força a filosofia baseada na Lei de Thelema, de Aleister Crowley: "Do what thou wilt shall be the whole of the Law".

8 – O Trem das 7 – 2:40 – Raul Seixas

Com características bem populares, esta canção acompanha quem aguarda pelo “último trem do sertão”, enquanto o vê chegando entre trombetas de anjos e o céu carregado e rajado. Muito bonita e profética, é nas palavras do próprio autor “prenúncio de um novo tempo”.

9 – SOS – 3:06 – Raul Seixas

Um pedido de carona interestelar. Uma das músicas que mais gosto do Raulzito, é daquelas melodias de se assobiar o dia inteiro!

10 – Prelúdio – 1:13 – Raul Seixas

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.”

11 – Loteria da Babilônia – 2:30 – Raul Seixas, Paulo Coelho

O título Loteria da Babilônia é uma referência ao conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges, que era influência para Paulo Coelho e Raul. A música é empolgante e animada, enquanto a letra faz uma espécie de homenagem ao Aleister Crowley.

12 – Gitâ – 4:46 – Raul Seixas, Paulo Coelho

Não bastasse toda loucura até aqui, chega o carro chefe do álbum. Gita (leia-se “Guita”) é referência ao livro sagrado indiano Bhagavad-Gitā. É a explicação da importância da individualidade dentro da filosofia da Sociedade Alternativa. Pelas palavras do próprio Raul: “... então quando eu falo “eu sou isso, eu sou aquilo” não sou eu, Raul Seixas, é cada um de vocês. Porque nós somos tudo, somos a coisa mais importante do Universo...”.





Para quem quiser saber mais:

Thelema
Bhagavad-Gita

Conto de Jorge Luis Borges

Poesias de San Juan de La Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário